Quando você, paciente, é submetido a qualquer tratamento odontológico proposto, é importante que você esteja ciente sobre a manutenção de higiene, seja ela em casa ou no retorno das consultas periódicas com a supervisão do Cirurgião - Dentista.
O máximo de informações precisa estar ao seu alcance para que você consiga aplicar as técnicas e fazer sua manutenção em casa, sem ficar refém das técnicas realizadas no consultório.
Visto que a maioria dos pacientes acredita que, como os dentes são artificiais "não precisam" de limpeza. Porém, isso é uma inverdade, e o que precisa ficar claro é que pacientes com próteses sobre dentes ou implantes devem redobrar os cuidados. E vale lembrar que atualmente sabemos, inclusive, que as doenças que atingem os dentes, podem também, atingir os tecidos ao redor dos implantes, causando o insucesso do tratamento
Enfim, a responsabilidade disso tudo precisa ser dividida entre Paciente e Dentista. Cada um precisa fazer a sua parte. O dentista ajuda a diagnosticar, tratar e entregar as máximas condições para que o paciente consiga fazer sua manutenção em casa da melhor forma, obtendo assim sucesso a médio e longo prazo.
As perguntas mais frequentes que ouvimos quando instalamos as próteses são: Como, Quando e O Que utilizo para fazer minha higiene bucal? Nesse momento é nosso dever ajudar!
Vamos investir nosso tempo em informação prevenção para ajudar você!
Chane Wittcinski
Cirurgiã Dentista
Especialista em Prótese Dentária
Mestranda em Prótese Dentária
Professora Especialização em Prótese - Instituto IPPO