Limpeza química ou mecânica? Qual a mais eficaz?

Por Chane Wittcinski

Uma pesquisa realizada dos EUA em 2009 perguntou as pessoas quais eram os cinco itens que elas levariam a uma ilha deserta e o segundo colocado da lista foi a escova de dente.


 Há 10 anos, Paul Waren (vice presidente dos assuntos de saúde bucal da P&G, grupo que controla a marca Oral B) descobriu que era possível viver sem escovar os dentes. Ele conduziu uma pesquisa onde, durante 2 anos os pacientes deixaram a escova de lado para utilizar apenas o enxaguante bucal. Um dos resultados do pesquisar britânico foi que os pacientes adoravam a sensação de “dever cumprido” após a escovação e que os bochechos não eram suficientes para substituir a escovação. 


Essas duas pesquisas mostram o apego dos pacientes a esse objeto tão pequeno. Isso é bom, pois em relação aos dentes naturais, os métodos mecânicos ainda são considerados o “padrão ouro" em relação ao métodos químicos.

Agentes químicos (enxaguante bucal) não tem o poder de limpeza adequado e não promovem a desorganização da placa bacteriana, portanto eles podem ser utilizados como  auxiliares e coadjuvantes a higiene. 

E em relação ao dentifrício utilizado junto a escovação? Alguns autores concluíram que a aplicação de um dentifrício não fornece um efeito adicional para a remoção mecânica da placa dentária, porém ele é utilizado pela sua ação cosmética, sensação agradável e composição, como por exemplo o flúor (principal agente no controle da Doença cárie).


A técnica mecânica consiste basicamente na utilização da escova de dentes e na fita dental/escova interdental, que agindo com uma pressão adequada, sem prejudicar tecidos moles, fazem a remoção mecânica da placa bacteriana das faces livres e áreas proximais inacessíveis. 
É responsabilidade do profissional CD, indicar qual o melhor método para cada paciente, exigindo do mesmo muita paciência e comprometimento com sua própria saúde bucal. 

Então amigo Cirurgião-Dentista, vamos prescrever corretamente e investir em prevenção e informação.

Agende uma avaliação

Quero ser Paciente Modelo IPPO

Quero ser paciente particular

Conheça nossas áreas de atuação

Implantodontia

Instalação de implantes dentais para reabilitação parcial ou total

Saiba mais

Dentística

Reabilitação direta e indireta, saúde e estética

Saiba mais

Endodontia

Tratamento de canal

Saiba mais

Ortodontia

Instalação de aparelhos móveis e fixos

Saiba mais

Periodontia

Tratamento avançado de doenças periodontais e gengivais

Saiba mais

Prótese Dentária

Confecção de próteses fixas ou removíveis, parciais ou totais

Saiba mais

Odontopediatria

Atendimento completo de crianças de 0 a 6 anos

Saiba mais

Harmonização Facial

Tratamentos terapêuticos, funcionais e estéticos

Saiba mais