Endodontia é a especialidade que trata da polpa dental (nervo) e suas enfermidades. A endodontia tem por objetivo realizar o esvaziamento da parte interna do canal, saneamento (limpeza), preparando e preenchendo com material obturador que irá mantê-lo livre de bactérias.
É necessário para ter a manutenção do dente na boca, evitando a sua extração e por consequência, o uso de próteses ou implantes.
No primeiro contato com o paciente, são realizados testes para saber qual é o dente em questão, também são feitas radiografias para auxiliar no diagnóstico. Na mesma consulta, após identificar o problema, é feita uma anestesia local e aberto o dente com brocas, usadas em alta rotação, removendo cáries e acessando o canal. A limpeza do dente é feita com limas de Níquel Titânio com movimentos rotatórios e reciprocantes, associado a um saneamento com soro fisiológico mais clorexidina gel 2%. Com o auxílio de um localizador apical, obtemos o comprimento total do dente, assim obturando o canal em toda a sua extensão e realizando uma restauração da abertura do dente.
A maior parte dos casos é finalizada em uma única sessão, salvo em algumas ocasiões especiais, devido a uma grande sensibilidade dolorosa ou caso o canal não esteja seco.
Pode. Desde que seja utilizado o correto anestésico. Informe ao seu dentista antes de iniciar o procedimento.
Não. O que causa enfraquecimento dentário é a lesão cariosa.
Pois algumas vezes o tratamento de canal não foi bem executado, deixando infecção nos tecidos periapicais.
Não. O que pode acontecer é um certo desconforto nas primeiras 24 horas, devido ao trauma causado nos tecidos periapicais, pela instrumentação.