Harmonização Facial

O que é?

Quando se faz um tratamento de reabilitação ou ortodôntico ou estético, conseguimos um novo sorriso, o qual ficou alinhado, porém nem sempre está alinhado com os traços do rosto, e é aí que entra a harmonização orofacial. Essa área traz procedimentos pouco invasivos e relativamente simples que equilibram a parte estética e funcional da face, melhorando contornos e traços da face e em muitos casos promovendo um aspecto rejuvenescido ao paciente.
Entre as diversas técnicas existentes, as que mais aplicamos em nosso consultório são:

  • Toxina Botulínica (Botox)
  • Preenchimento (Ácido Hialurônico)

Botox

A toxina botulínica é amplamente utilizada, porém os casos mais procurados são aqueles em que o paciente ao realizar expressões faciais forma linhas ou rugas, geralmente na região acima das sombrancelhas ou em torno dos olhos ao sorrir. Essas linhas se devem a força e atividade muscular da região, que ao longo do tempo podem ficar cada vez mais marcadas e evidentes no rosto. Devido a isso, o Botox é indicado para ser aplicado cada vez mais precocemente, aonde as linhas ainda não estão tão evidentes, podendo serem suavizadas deixando uma pele mais firme, lisa, tonificada e sem marcas de expressão. Para os casos em que as linhas já formaram marcas, também está indicado, porém o paciente deve realizar aplicações recorrentes para que se obtenha o resultado desejado.

Preenchimento

Já o Preenchimento com Ácido Hialurônico concentra-se em áreas aonde foi perdido estrutura dos tecidos, como por exemplo em região de olheiras que ficaram mais profundas, região do bigode chinês e principalmente, e mais procurado, região dos lábios que perderam contorno e suporte, e ficaram mais finos com o passar do tempo. Para esses tipos de caso é realizado o preenchimento, sempre de forma mais sutil e aos poucos para que o paciente note uma mudança e melhoria na hidratação da pele e fique natural, realçando a beleza de cada um e suavizando as marcas que o rosto forma com o passar do tempo.

Perguntas frequentes

1. Como saber por qual procedimento da harmonização orofacial eu irei passar?

Geralmente é realizado uma consulta de avaliação, aonde o profissional explica ao paciente qual a sua necessidade e indica os procedimentos que vão compor a sua harmonização. Nessa consulta é avaliado as estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias, além das principais queixas e desejos do paciente. Com todas as informações o dentista consegue constituir um plano de tratamento que poderá ser composto tanto pela harmonização quanto por tratamentos dentários, para a harmonia do conjunto dentário e facial.

2. Como posso saber se estou indicado para fazer o tratamento?

Não pode fazer uso da toxina botulínica gestantes, mães que amamentam, pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos; alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo. O preenchimento com ácido Hialurônico não tem contraindicação pois é uma substância produzidapelo nosso organismo, mas geralmente é indicado para pessoas a partir dos 25 anos, que é a idade em que o nosso organismo passa a diminuir a produção de colágeno e elastina e a pele vai ficando flácida e perdendo a tonicidade.

3. O procedimento leva anestesia e quanto tempo dura?

Nos casos de aplicação na pele é realizado aplicação de gel ou spray anestésico e para os casos de preenchimento labial é realizado anestesia intraoral no consultório. O paciente fica o tempo todo acordado e o procedimento dura de uma a duas horas dependendo do caso.

4. Eu percebo o resultado de imediato ou a longo prazo?

O resultado para Botox começa a ocorrer em até 15 dias, geralmente se faz uma consulta de retorno para avaliar se o paciente deseja ou precisa de mais algum retoque em alguma região. O resultado para o preenchimento é visto de imediato, porém inicialmente o paciente poderá estar com algum edema ou hematoma e após 15 dias é possível ver os contornos mais definidos e rosto mais harmônico.

5. Quanto tempo dura o efeito do tratamento?

Como a maioria dos procedimentos estéticos, o Botox para o rosto tem efeito temporário. Nas mulheres, a suavização das rugas dura por cerca de 4 a 6 meses. Já nos homens, que têm uma musculatura mais firme, o efeito costuma permanecer por até 4 meses. E de uma forma geral se o paciente faz muita atividade muscular, como por exemplo exercícios físicos ou esportes, o efeito dura até 4 meses. Por isso geralmente é indicado a aplicação da Toxina botulínica de 2 a 3 vezes ao ano para manter e perpetuar o efeito do tratamento. Já o preenchimento com Ácido Hialurônico poderá durar de 8 meses até 2 anos, o qual depende da densidade do preenchedor utilizado e do organismo do paciente.

Nossos diferenciais

  • Utilizamos materiais de alta qualidade e temos parceria com as melhores empresas do mercado.
  • Fotografias profissionais para planejamento e documentação de casos.
  • Atendimento humanizado e individualizado. Nossa equipe é organizada e está sempre em treinamento para melhor atendê-lo.
  • Equipe de profissionais especializada e comprometida com os resultados.
  • Planejamento multidisciplinar.
  • Possibilidade de trabalhar com fluxo digital completo, nas cirurgias e próteses.

Seja um

Paciente Modelo IPPO

Seja um

Paciente Modelo IPPO

No Ippo você pode ser atendido tanto por nossos profissionais particulares quanto aproveitar as vantagens de ser um Paciente Modelo Ippo.

  • Atendimento supervisionado por professores Mestres e Doutores reconhecidos em todo o Brasil
  • Dentistas formados em pós-graduação
  • Orçamentos e condições diferenciados em relação ao atendimento particular
  • Parceria com as melhores empresas do mercado
  • Utilização dos melhores e mais modernos materiais e técnicas dísponiveis na Odontologia

Agende uma avaliação

Quero ser Paciente Modelo IPPO

Quero ser paciente particular