O que é?

Os implantes são uma ótima opção para quem deseja realizar o sonho de abandonar a prótese móvel e obter segurança e conforto com as próteses fixas. Nossos dentes desempenham papéis importantes em nosso organismo como a mastigação, fala, deglutição, estética do sorriso e face, e a ausência de um ou mais dentes podem causar um desequilíbrio dos itens citados.
O tratamento com implantes é simples e normalmente requer duas etapas: a etapa cirúrgica e protética (para a confecção do dente). É necessário que cada paciente passe por uma avaliação individual, onde o Cirurgião Dentista fará uma avaliação clínica e radiográfica (Tomografia e Panorâmica) para planejar a melhor opção.

Vantagens

Segurança, conforto, estética, fonética, função mastigatória e recuperação da autoestima.

Pacientes com perda total dos dentes

São instalados de 4 a 5 implantes na estrutura óssea mandibular (em baixo) ou maxilar (em cima). Na maioria dos casos a futura prótese é moldada no mesmo ato da cirurgia, o que chamamos de “carga imediata”. Na região inferior a maioria dos casos funciona dessa maneira e o paciente sai com a prótese definitiva na mesma semana e na parte superior depende do caso, pois nessa região temos uma estrutura óssea menor e às vezes há necessidade de enxerto ósseo antes da instalação dos implantes.
Diferenciais

Esse tipo de procedimento pode ser realizado com Sedação através do médico anestesista que acompanhará o procedimento do começo ao fim trazendo mais conforto durante a cirurgia e depois.

Cuidados

Em relação à cirurgia é necessário pelo menos 2 dias de repouso para que o paciente possa retornar as suas atividades. Após a instalação, a visita periódica ao dentista para revisões e manutenções é imprescindível, garantido a saúde e longevidade dos implantes. As manutenções são realizadas a cada 6 meses.

Pacientes com perda parcial dos dentes

Podemos utilizar implantes apenas nas áreas edêntulas (sem dente) sem prejudicar os dentes ao lado.
Confecção

Os implantes são instalados de forma simples, com anestesia local e quando possível é instalado o dente provisório no mesmo dia. Caso contrário esperamos 3 meses até a cicatrização final. O dente definitivo, de porcelana, após 3 meses.

Cuidados

Em relação à cirurgia é necessário pelo menos um dia de repouso até o retorno das atividades normais e após a instalação, a visita periódica ao dentista para revisões e manutenções é imprescindível, garantido a saúde e longevidade dos implantes. As manutenções são realizadas a cada 6 meses.

Pacientes com perdas de apenas um elemento

Faz-se a instalação de apenas um implante na área edêntula (sem dente) e se possível o provisório é instalado no mesmo ato. O dente definitivo, de porcelana, após 3 meses.
Confecção

O implante é instalado de forma simples, com anestesia local e quando possível é instalado o dente provisório no mesmo dia. Caso contrário esperamos 3 meses até a cicatrização final. O dente definitivo, de porcelana, após 3 meses.

Cuidados

Em relação à cirurgia é necessário pelo menos um dia de repouso até o retorno das atividades normais e após a instalação, a visita periódica ao dentista para revisões e manutenções é imprescindível, garantido a saúde e longevidade dos implantes. As manutenções são realizadas a cada 6 meses.

Veja mais

Em relação aos enxertos temos

Regeneração de tecido mole (Enxerto gengival): Quando há perda dentária, com o tempo perdemos também boa parte da gengiva, principalmente aquela gengiva mais forte que contornava os dentes. Logo, é realizado o enxerto para fortalecer e/ ou repor essa gengiva, trazendo mais tecido de proteção. Pode ser realizado tanto em volta de implantes quanto dentes.

Principais queixas do paciente?

Dor, inflamação, sangramento, sensibilidade.

Qual material utilizamos?

Pode ser a gengiva do próprio paciente ou Biomateriais (membranas compradas).

Por que é necessário fazer?

A gengiva que envolve dentes e implantes precisa ser forte, a ponto de não doer ou sangrar durante a alimentação e/ou higienização.

Regeneração de tecido duro (Enxerto ósseo): É realizado em pacientes com falta de volume ósseo, geralmente antes da instalação dos implantes. Eles podem ser retirados do próprio paciente ou Biomateriais (osso comprado).

Substituição de implantes com problemas

Quando substituir? E porque?

Para um bom desempenho da coroa, é preciso que ela esteja sobre uma boa base, no caso o implante. É preciso que ele esteja firme, saudável, sem mobilidade, dentro do osso e que não cause nenhum tipo de desconforto ao paciente. Quando evidenciamos algum tipo de problema, seja relato do paciente ou pelo RX de que algo não esta correto, iniciamos as medidas terapêuticas de controle e higiene para recuperá-lo ou em últimos casos solicitamos a substituição do implante e prótese. Para evitar esse procedimento são importantes as visitas de manutenção aos dentistas após a finalização do caso.

Mini implantes para a Ortodontia

Mini implantes são micro implantes instalados superficialmente no tecido ósseo, a fim de colaborar na movimentação de um ou mais dentes. É de fácil instalação e remoção sendo realizado com uma simples anestesia local. Pela dimensão da peça, o mini implante é funcional e pode ser colocado em diversas regiões da boca, desde a mandíbula até o maxilar, o que amplia a taxa de correção dos problemas com alinhamento dental.

Perguntas frequentes

1. O tratamento é dolorido?

Assim como toda a cirurgia, esse procedimento requer repouso e medicação no pós-operatório. Durante a cirurgia é realizada anestesia local e muitas vezes até sedação para o maior conforto do paciente.

2. Pacientes fumantes podem realizar a cirurgia?

O cigarro faz mal a saúde e poderão a longo prazo fazer mal aos implantes, porém, não é uma contra indicação para esse tipo de cirurgia de implantes.

3. Sou usuária de Prótese total há anos, e agora gostaria de uma prótese fixa, há condições?

Sim! Porém é importante que se faça um exame de imagem e avaliação clínica.

4. É necessário fazer o uso do provisório por muito tempo?

A utilização da prótese provisória antes da definitiva é de extrema importância e são realizados na maioria dos casos, no mínimo três meses até a cicatrização final do implante e adequação gengival.

Nossos diferenciais

  • Utilizamos materiais de alta qualidade e temos parceria com as melhores empresas do mercado.
  • Fotografias profissionais para planejamento e documentação de casos.
  • Atendimento individual humanizado. Nossa equipe é organizada e está sempre em treinamento para melhor atendê-lo.
  • Equipe de profissionais especializada e comprometida com os resultados.
  • Planejamento multidisciplinar.
  • Possibilidade de trabalhar com fluxo digital completo, nas cirurgias e próteses.

Seja um

Paciente Modelo IPPO

Seja um

Paciente Modelo IPPO

No IPPO você pode ser atendido tanto por nossos profissionais particulares quanto aproveitar as vantagens de ser um Paciente Modelo IPPO:

  • Atendimentos realizados em nossos cursos, por dentistas formados em pós-graduação
  • Orçamentos e condições diferenciados em relação ao atendimento particular
  • Supervisão realizada por professores Mestres e Doutores reconhecidos em todo o Brasil
  • Parceria com as melhores empresas do mercado
  • Utilização dos melhores e mais modernos materiais e técnicas disponíveis na Odontologia
Saiba mais

Agende uma avaliação

Quero ser Paciente Modelo IPPO

Quero ser paciente particular