A odontopediatria é uma especialidade que possui grande importância, pois é onde ocorre o primeiro contato da criança com o dentista. A primeira visita ao dentista deve ocorrer ainda nos primeiros meses de vida, para que assim, a criança desenvolva uma boa saúde bucal desde cedo.
A vinda periódica ao dentista na primeira infância é imprescindível na prevenção de cáries e inflamações na gengiva, mesmo que seja um dente decíduo (de leite), é necessário cuidar.
Os primeiros dentes nascem em torno de 6 a 8 meses de vida, e influenciam no desenvolvimento da criança, com relação a fonação, função, crescimento e desenvolvimento ósseo.
A importância da vinda ao dentista desde cedo, possibilita orientações quanto a escovação e quantidade de fluoretos, a qual depende da idade da criança. A orientação abrange também, em relação a hábitos alimentares e ao uso do açúcar, que deve ser evitado na infância.
A limpeza, também chamada de profilaxia, deve ser realizada a cada 6 meses como prevenção. Podemos verificar neste procedimento, a presença de manchas brancas (início da cárie) podendo já ser controlado com aplicações de flúor, impedindo a sua progressão. Na limpeza também é feito orientação de higiene oral e motivação para que o paciente também faça a higiene em casa.
Em casos onde o paciente possui cárie ou trauma dental, deve-se restaurar o dente, mesmo sendo de “leite”. É indicado remover a cárie e selar o dente, para que devolva a função e estética para o paciente, evitando também a dor.
É muito comum ocorrer acidentes na infância e caso ocorra, deve-se levar imediatamente ao dentista, pois o trauma pode levar à perda do elemento dental.
Como é comum a criança ter medo do desconhecido, o ideal é que desde o primeiro ano de vida priorize consultas periódicas.
Sim, é de grande importância remover as cáries em dentes decíduos, para evitar um tratamento de canal ou até mesmo a extração do dente antes da cronologia correta.
Sim, se não houver uma boa higienização com a escova e o fio dental, o biofilme bacteriano adere na gengiva causando essa inflamação.
A escovação com pasta fluoretada deve-se iniciar assim que o primeiro dente decíduo nasce, utilizando escovas infantis e quantidade de pasta adequada orientada pelo dentista.
Não, hoje sabemos que o antibiótico usado atualmente não tem o poder de causar cáries, o que muitas vezes acontece que no composto dos medicamentos feitos para as crianças possui alto teor de açúcar para tornar o sabor mais agradável.